A Fundação Wikimedia, desenvolvedora da enciclopédia digital colaborativa Wikipédia (Android), apresentou uma atualização nesta semana que remodelou o design do app e dará dicas de leitura para seus usuários. O novo app da Wikipédia ganha um aspecto mais responsivo e limpo em seu design, baseado em cards, como a maioria das redes sociais ou apps de notícias. Bem diferente do aplicativo antigo, que buscava replicar a experiência do site de verbetes.

A opção de busca passa a ficar destacada no topo da tela. No card abaixo, “Atualidades”, aparecem informações mais novas. E, mais embaixo, o card “Tendência” mostra os artigos mais procurados no momento – similar à aba de nome homônimo do Twitter.

Outras novidades na tela principal do app são a “Imagem do Dia”, com a foto mais importante destacada pelos editores da plataforma e possibilidade de baixá-la ou compartilhá-la; “Hoje na Wikipédia”, que leva o usuário para a página principal do Wikipédia; “Por que leu”, que mostra dicas de artigos baseados no seu histórico de acesso; e “Aleatório”, um botão que quando acionado mostra um artigo escolhido ao acaso.

A Wikimedia informa que uma nova versão do app para iOS será lançada ainda em 2016.