Fora o Google, o Wikipédia (Android) é talvez serviço mais popular para quem precisa tirar dúvidas no dia a dia. A encilcopédia virtual colaborativa auxilia as pessoas com todos os tipos de conteúdo: da lista de ganhadores do Oscar de 1958 até o último medalhista olímpico na categoria slalom da canoagem.

A Fundação Wikimedia, desenvolvedora da plataforma, reformulou o aplicativo recentemente para um formato mais responsivo, inteligente e com melhor usabilidade. Está bem diferente do app antigo, que era um espelho resumido da enciclopédia online – algo que não era necessariamente ruim, mas não era amistoso para o usuário.

Além do design, novas funções foram adicionadas para dar mais conteúdo ao usuário. E agora fica mais fácil explorar essa gigantesca encicloédia, que possui mais de 32 milhões de artigos em 280 idiomas.

No novo aplicativo, seu formato fica parecido com publicações como El País e The Guardian – consideradas as melhores do mundo em mobilidade. Ele divide em cartões as opções: atualidades, tendências, continuar a ler um verbete, e artigo aleatório. Clicar em um verbete está mais fácil, assim como baixar as imagens do dia, agora com o botão “descarregar”.

Percebe-se que o aplicativo foi realmente pensado para educar a população. Mesmo para pessoas que buscam por voz o app foi melhorado.

Faltam apenas duas coisas: versão para iOS, que deve sair ainda este ano; e integração de leitura entre diversos dispositivos, assim o usuário começa a ler em um tablet ou smartphone e termina em um PC, por exemplo.