Como não poderia deixar de ser, os presidenciáveis e seus partidos políticos se tornam alvo de piadas durante o processo eleitoral. Uma novidade este ano é o humor no formato de app móvel. MOBILE TIME identificou quatro aplicativos que fazem troça dos principais candidatos ou de seus apoiadores: dois contra Dilma Rousseff; um a favor da candidata do PT e contra seus adversários; e um zombando dos eleitores do PSDB.

A presidente conta com um game a seu favor, o "Dilma Invaders", que registra entre 1 mil e 5 mil downloads para smartphones Android. Nele, o jogador comanda uma nave espacial com a cabeça da presidente contra naves invasoras que representam adversários políticos, como José Serra, Marina Silva e Aécio Neves. É preciso desviar de tucanos e de folhas verdes arremessadas pelos inimigos. Conforme o jogador acumula pontos, uma estrela vermelha no canto da tela vai sendo enchida. Quando completada, surge o presidente Lula com uma bazuca para ajudar na luta. "Dilma Invaders" é assinado pela ZimMob Games. Na descrição na Google Play, os desenvolvedores afirmam que não são filiados a qualquer partido político e que o jogo "representa uma brincadeira sem qualquer caráter político ou social".

Contra a candidata petista, há um jogo chamado "Bolada na Dilma", publicado em abril, tendo a Copa do Mundo como mote. Seu objetivo é atirar bolas de futebol contra bonecas representando a presidente do Brasil antes que elas cruzem um campo de futebol. "Já que vai ter Copa você querendo ou não, ao menos agora você tem a chance de encher a Dilma de boladas", diz a descrição do jogo na Google Play. O desenvolvimento é assinado por uma pessoa física (Leandro Palmieri) e teve entre 100 e 500 downloads para smartphones Android. "Bolada na Dilma" também está disponível para iOS.

Outra tentativa de zombar da presidente é um app chamado "Instant Dilma", que coleciona mancadas da candidata. As frases são apresentadas com o áudio original, na voz de Dilma. São todas curtas e retiradas de contexto. O app é assinado por uma empresa chamada Fancookie e tem menos de 100 downloads até agora na Google Play.

Por fim, há um aplicativo cujo alvo não é um candidato diretamente, mas seus eleitores. Trata-se do "Coxinheitor", uma espécie de gerador de comentários aleatórios como se fossem escritos por "coxinhas", apelido pejorativo pelo qual petistas chamam os simpatizantes do PSDB. O usuário escolhe o tamanho do comentário (quantidade de parágrafos e de frases por parágrafo) e então o app organiza aleatoriamente um monte de clichês e termos comumente utilizados por articulistas de direita. Um exemplo: "O crime é uma manobra do PT para regular a mídia. A inflação é culpa da "esquerda caviar" para destruir os bons costumes". O app foi desenvolvido pela MRC Apps e teve até agora entre 100 e 500 downloads.