O Wear OS, sistema operacional do Google para wearable devices, foi reformulado. Depois de um ano em sua versão 2.0, o anteriormente chamado de Android Wear passa a ter um novo visual a partir desta quarta-feira, 29. O curioso é que o Google não numerou sua atualização. Ou seja, não se sabe se é 2.1, 2.5 etc. De qualquer forma, apresenta uma mudança significativa em sua interface. Confira as alterações:

Ao deslizar para a direita: feed de informações do Assistente do Google

Ao pressionar e segurar o botão principal: invoca o Google Assistente para fazer perguntas por voz

Ao deslizar para cima: notificações

Ao deslizar para a esquerda: novos anéis de rastreamento de condicionamento físico do Google Fit

Ao deslizar para baixo: atalhos de configurações rápidas

Ao pressionar e segurar no watchface: muda o watchface

Ao pressionar rapidamente o botão principal: visualiza todos os aplicativos

Google Assistente

Com o novo design, para acessar o Google Assistente basta deslizar o dedo para a direita. O usuário pode configurá-lo de modo a receber ajudas personalizadas. É possível ter informações sobre status de voos, reserva de hotéis, tempo na cidade de destino ou restaurantes próximos. Ele é capaz de lembrá-lo de levar um guarda-chuva, mostra as reuniões do dia, além de sugerir o uso de recursos do smartwatch pouco explorados pelo usuário.

O recurso é semelhante ao Visual Snapshot que foi adicionado recentemente ao Google Assistente nos telefones, mas também parecido com o “Google Now”, assistente pessoal inteligente com cards de informações relevantes para o dia do usuário.

Notificações

Antes da atualização, o usuário precisava passar de cartão de notificação por cartão. Agora, ao deslizar o dedo para cima, é possível ver várias notificações em um único painel rolável. Ao tocar no texto de uma delas, o usuário poderá respondê-la ou executar uma ação. O recurso acabou ficando mais parecido com o visual de sua versão no celular.

Google Fit

Deslizar para a esquerda agora leva o usuário para a nova interface do Google Fit, que mostra os dois novos anéis criados pelo Google para rastrear sua saúde. Um é “Heart Points” e o outro, “Move Minutes”.

Configurações rápidas

E, por fim, deslizar para baixo leva o usuário a um painel de Configurações rápidas ligeiramente reformulado, que adiciona dois botões: um para encontrar seu telefone (Find my Phone) e outro para o Google Pay.

Vale lembrar que os relógios Wear OS vêm com NFC, e o botão do Google Pay garante que o chip esteja ligado e pronto para ser usado como forma de pagamento.