Semana passada, o Google anunciou o redesenho do Google Fit. A mudança conta com a parceria com a American Heart Association (AHA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para orientar os usuários sobre a quantidade e a intensidade mais adequadas de atividades físicas necessárias para fazer mudanças significativas na saúde do usuário da ferramenta. Lançado em 2014, esta é a maior mudança da solução, que conta com metas de exercícios para melhorar a saúde, coaching e novo design.

Metas de exercícios para melhorar a saúde

O Google Fit foi desenhado com foco em duas metas de atividades físicas com base nas recomendações da Associação Americana do Coração e da Organização Mundial de Saúde. São elas: “minutos de movimento” (Move Minutes) e “pontos cardíacos” (Heart Points).

Minutos em movimento estimula o usuário a mover-se mais. A ideia é motivá-lo para fazer trocas mais saudáveis, como o elevador pela escada.

Já pontos cardíacos são as atividades que fazem o coração bombear com mais vontade. Esses pontos dão créditos ao usuário. Cada minuto de atividade moderadamente intensa vale um ponto; já algo mais intenso, o dobro de pontos. De acordo com as recomendações da AHA e da OMS, com 30 minutos de caminhada rápida, cindo dias da semana, o usuário consegue atingir a quantidade de atividade física para diminuir o risco de doença cardíaca, melhorar o sono e aumentar o bem-estar mental, como um todo.

Coaching

O Google Fit disponibiliza dicas personalizadas e orientações durante a prática de uma caminhada, por exemplo, para ganhar mais “pontos cardíacos”. A ideia é que o app ajuste metas ao longo do tempo com base na atividade do usuário.

Recursos mantidos

Quantos passos foram dados na caminhada? Ou na corrida? E quanto tempo foi gasto no passeio de bicicleta? O Google Fit, por meio do celular ou de um relógio inteligente com Wear OS, acelerômetro ou GPS, ajuda a registrar esses dados. Esses recursos importantes foram mantidos, assim como uma lista com mais de 120 atividades para serem selecionadas, como pilates, remo ou spinning.