O Google Fotos (Android, iOS) vai ganhar uma atualização esta semana com uma novidade importante: o reconhecimento de pessoas. A funcionalidade vai demandar a ajuda do usuário, que precisará identificar as pessoas nas imagens, ou pelo menos em algumas delas, para dar a partida no processo. Depois disso, na hora de buscar, poderá realizar a pesquisa pelo nome da pessoa da forma como a nomeou – "pai", "mãe", ou mesmo algum apelido carinhoso. Os nomes usados na identificação são privados e servem apenas para a busca na galeria daquele usuário. As buscas poderão mesclar nomes de pessoas e outras coisas, atividades ou lugares presentes nas fotos.

Outra novidade que virá esta semana no Google Fotos é a sua integração com o Chromecast, aparelho que provê conexão à Internet para televisores. Assim, o usuário pode exibir na tela da sua TV as fotos de sua galeria no smartphone.

E até o final do ano o app ganhará a ferramenta de compartilhamento de álbuns. Com ela, será possível compartilhar e editar um álbum com uma ou mais pessoas, através do envio de um link via qualquer aplicativo de mensagens. Também será possível "assinar" um álbum de fotos para receber notificações sempre que uma nova imagem for adicionada a ele.

De acordo com o Google, desde que o Google Fotos foi lançado, há poucos meses, mais de 50 bilhões de fotos já foram armazenadas pelo serviço no mundo inteiro – o armazenamento é ilimitado para imagens de até 16 MP. Leia abaixo o que já publicamos sobre esse app.