|Publicado originalmente no Teletime| Os estados membros elegeram durante a Conferência Plenipotenciária (PP-22) em Bucareste, Romênia, nesta quinta-feira, 29, os próximos líderes da União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão das Nações Unidas. Doreen Bogdan-Martin, representante dos Estados Unidos, foi eleita por grande maioria (139 dos 172 votos) como secretária geral do órgão, a primeira mulher a assumir o principal posto em 157 anos de história da entidade.

A principal meta levantada pela executiva, que atuava há mais de duas décadas como diretora do gabinete de desenvolvimento em telecomunicações da UIT, é a da conectividade significativa. “Precisamos entregar conectividade significativa, acessível e confiável para todas as pessoas do mundo. O mundo está contando conosco, e eu estou contando com todos vocês”.

A nova secretária geral destacou que é necessário criar uma “fundação forte e estável” para as próximas gerações, enquanto o mundo encara conflitos, crise climática, desigualdades e deixa 2,9 bilhões de pessoas sem acesso à Internet. “A inovação contínua pode e deve ser a chave que vai permitir facilitar uma resolução de várias dessas questões.”

Segundo a UIT, Bogdan-Martin teve o apoio do governo norte-americano, alegadamente para “criar um futuro digital inclusive e acessível para todos, especialmente em países em desenvolvimento”. Em mensagem no último dia 20 de setembro, o presidente dos EUA, Joe Biden, endossou a executiva como candidata.

Doreen Bogdan-Martin permanece no cargo de diretora do gabinete da UIT-DT até o final do ano, assumindo o posto de secretária geral a partir de 1º de janeiro. O mandato dela é de quatro anos. O representante da Lituânia, Tomas Lamanauskas, também eleito nesta quinta, 29, ficará encarregado de ser o secretário substituto da executiva.