Durante a pandemia, diversas empresas foram obrigadas a adotar emergencialmente o trabalho em casa para seus funcionários. A medida gerou uma série de preocupações de ordem de trabalhista, como o cumprimento da carga horária estabelecida no contrato com o colaborador. A Atento desenvolveu uma solução própria para isso, usando tecnologia de reconhecimento facial para a verificação dos seus funcionários em trabalho remoto. A solução está em teste piloto com 1,5 mil colaboradores e será expandida para 60 mil ao longo de 2021no Brasil, México e Peru.

A solução foi criada pela Interfile, empresa comprada pela Atento no fim de 2019. A Interfile já tinha seu próprio algoritmo de reconhecimento facial, que compara 47 pontos no rosto de uma pessoa para identificá-la a partir de fotos. Seu grau de assertividade é de 93%. A tecnologia até então era usada principalmente para a validação de documentos na contratação de empréstimos, comparando a foto no documento enviado pelo consumidor com uma selfie tirada por ele – a solução da Interfile é utilizada na análise de 80 mil documentos diariamente.

No caso do acompanhamento do trabalho remoto, são tiradas fotos aleatórias pela câmera do computador do funcionário várias vezes ao longo do dia. Os colaboradores são informados previamente sobre o monitoramento e as imagens não são armazenadas. Se alguma inconsistência é encontrada, o supervisor é alertado. Quando as pessoas saem da frente do computador para almoçar ou ir ao banheiro, elas travam o sistema e o monitoramento é temporariamente suspenso.

A Atento já tinha fotos dos rostos dos funcionários, tiradas no processo de contratação, que servem como banco de dados para a comparação com aquelas tiradas na verificação do trabalho remoto. Durante a pandemia, com a contratação de novos funcionários sem entrevista presencial, a tecnologia da Interfile passou a ser utilizada também para a validação dos seus documentos.

Mobi-ID

O CIO da Interfile e diretor global de sistemas, Edmundo Maron, fará palestra sobre a implementação de soluções reconhecimento facial de forma segura e responsável durante o Mobi-ID 2020, seminário organizado por Mobile Time sobre o mercado de identificação e autenticação digitais, que acontecerá no dia 19 de novembro.

O evento contará também com apresentações dos cases da Carteira Digital de Trânsito, pelo coordenador-geral de sistemas, informação e estatística do Denatran, Eduardo Sanches Faria, e do reconhecimento de firma digital, pelo cartório Azevêdo Bastos, de João Pessoa.

A programação atualizada e mais informações estão disponíveis no site www.mobi-id.com.br ou com a equipe de eventos do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).