A Movile tem registrado um crescimento mensal médio de 30% a 40% nas vendas por dentro de aplicativos móveis usando a sua plataforma de pagamentos. A solução da empresa permite a venda através de SMS premium, aproveitando a sua conexão com as plataformas de mensagem de texto de cerca de 70 operadoras na América Latina. A ferramenta é muito utilizada para a venda de créditos para serem trocados por bens virtuais dentro do ambiente de jogos, na web ou em celulares. Trata-se de uma opção útil para usuários pré-pagos que não possuem cartão de crédito.

Até bem pouco tempo, a solução requeria que o usuário saísse do aplicativo e enviasse o SMS para a compra de créditos. Recentemente, a Movile lançou um SDK para desenvolvedores Android que permite integrar um app diretamente com a plataforma. Desta maneira, o processo de compra via SMS premium acotence toda dentro do aplicativo. Um dos primeiros títulos a utilizarem o SDK é a atualização do game brasileiro "Zico – The Official Game", que acumula mais de 300 mil downloads.

"Com o SDK todo o processo roda por trás do app sem que o usuário perceba. Vimos em pesquisas que uma das maiores dificuldades das pessoas para compras no celular é ter que digitar alguma coisa. Agora vendemos com um clique", diz José Kosminsky, gerente de mobile payment da Movile. O executivo acredita que a conversão suba entre 5% e 6% para os desenvolvedores com a utilização do SDK. "Os desenvolvedores sabem do potencial do mercado pré-pago. E temos muitos clientes vindo de fora e querendo fechar esses acordos. A vantagem da Movile é estar presente na América Latina inteira: o cliente não precisa fechar com parceiro local em cada país", complementa.

Windows Phone

O próximo passo será o lançamento de uma versão do SDK para desenvolvedores de Windows Phone, o que deve acontece no primeiro trimestre de 2014. Para iOS, não há previsão, pois as regras comerciais da Apple não permitem esse tipo de solução.