Itaú, Vivo e Bradesco, nesta ordem, são as marcas que lideram o Mobility Index 2019, ranking de experiência móvel produzido pela Pontomobi, que chega este ano à sua sexta edição.

O estudo avaliou a presença móvel das 325 principais marcas anunciantes do Brasil (132 de produtos e bens de consumo; 110 de serviços; e 83 de varejo). Foram analisados quatro tipos de canais de interação móvel: mobile web; aplicativos; plataformas conversacionais; e plataformas sociais. Para a experiência em cada um deles foi conferida uma nota de 0 a 10 para cada marca. A partir dessas notas, as marcas foram classificadas em uma escala dividida em quatro graus: mobile experts; mobile ready; mobile basic; e mobile beginner. Apenas 21 marcas (6% do total) estão classificadas como mobile experts; 90 (28%) são mobile ready; 143 (44%), mobile basic; e 71 (22%), mobile beginner.

Quando analisado por segmento, aqueles mais avançados na experiência móvel são os de telecom, companhias aéreas, tecnologia e benefícios, cujas empresas foram classificadas como mobile experts ou mobile ready. Os segmentos de varejo construção; imobiliária e construção; cosméticos; e farma são mobile basic. E os menos amadurecidos, classificados como mobile beginners, são os de higiene e limpeza; química; mineração; e agricultura. A pontuação média das 325 marcas analisadas foi de 5,2, o que coloca o Brasil como mobile basic, na escala do Mobility Index.

Critérios

Na avaliação sobre sites móveis, foram considerados 15 critérios, dentre os quais: otimização e responsividade; clicabilidade e legibilidade; e tempo de carregamento. Os destaques foram os segmentos de telecom e de aluguel de veículos. 98% das marcas possuem sites móveis: 70% são otimizados e 28%, responsivos. A maioria deles (94%) oferecem conteúdo; 61%, serviços; e 37%, transações.

Em apps móveis, o estudo analisou 22 critérios, incluindo disponibilidade e diversidade; notas nas lojas de apps; e recência de atualização. Os segmentos de telecom e de tecnologia foram os mais bem avaliados. 46% das marcas têm apps móveis – 16% com reconhecimento facial; 5%, com NFC; e 5%, com comando de voz.

Sobre plataformas conversacionais, foram considerados 10 critérios, como número de plataformas e tempo de resposta. Telecom e aéreas apresentaram os melhores resultados. 93% das marcas têm presença no Messenger; 42% usam SMS; 38%, webchat; e apenas 7%, WhatsApp.

Por fim, a respeito das rede sociais, foram levados em conta critérios como presença nas plataformas, conteúdo mobile friendly e linguagem e códigos. Marcas de tecnologia e de telecom foram o destaques.

Ranking

As 18 marcas mais bem avaliadas no Mobility Index 2019 são:

1 – Itaú

2 – Vivo

3 – Bradesco

4 – Smiles

5 – Leroy Merlin

6 – Santander

7 – Oi

8 – Decolar.com

9 – Porto Seguro

10 – TIM

11 – Gol

12 – Natura

13 – Sky

14 – NET

15 – Latam

16 – Claro

17 – Bradesco Seguros

18 – RCHLO