privacidade, vazamento de dados

O Mercado Livre (AndroidiOS) firmou parceria com marcas para fazer frente à pirataria latino-americana nesta segunda-feira, 29. Batizada de Anti-Counferiting Alliance, a parceria conta com Levi Strauss & Co., Pink, Tommy Hilfiger, Under Armour, Victoria’s Secret, entre outras grifes e tem como mote cinco pilares:

  1. Monitoramento proativo de anúncios com base em algoritmos semânticos e detecção de produtos;
  2. Fortalecimento da colaboração com autoridades e agências reguladoras;
  3. Ações judiciais conjuntas contra infratores que usam o ecossistema para vender produtos falsificados ou pirateados;
  4. Orientação aos vendedores sobre boas práticas e técnicas de publicação, a fim de reduzir a infração a direitos de terceiros;
  5. E ajudar os compradores a identificar e denunciar produtos falsificados ou piratas.

Inicialmente, a companhia está convocando marcas que fazem do seu Programa de Proteção de Marca (Brand Protection Program – BPP em inglês), que usa machine learning e outras tecnologias para identificar e retirar anúncios de produtos de procedência pirata ou que possam ferir o direito à propriedade intelectual.

Vale lembrar, a Anatel e a Receita Federal fizeram uma apreensão de 80 tipos de aparelhos irregulares nos centros de distribuição do marketplace em outubro deste ano. Inclusive, a procuradoria da agência reguladora afirmou que o Mercado Livre pode ser responsabilizado administrativamente pela comercialização desses produtos.