O ecossistema de dispositivos Android incluiu 35,5 milhões de internautas mobile a partir de seus dispositivos no Brasil nos últimos cinco anos. Os dados são da pesquisa da Access Partnership encomendada pelo Google e presentada no evento Playtime nesta quarta-feira, 29, em São Paulo. A análise considera o período de usuários que não faziam parte da rede virtual móvel entre 2017 e 2023, explicou Paula Côrte Real, consultora e pesquisadora na Access.

Os dados são uma prévia do Relatório de Impacto Econômico de Android e Play que será lançado em meados de 2024, segundo Regina Chamma, diretora de parcerias do Google Play na América Latina. Além dos dados históricos da empresa e informações de outras fontes (como Cetic.BR, IDC e IBGE), o estudo também ouviu 500 consumidores e 306 desenvolvedores.

Nas respostas dos usuários, a pesquisa revela que, em média, o brasileiro tem 24 aplicativos instalados em seus handsets. A maioria das pessoas (86%) dizem ainda que a Google Play permite que eles acessem mais apps, descubram novos apps (85%) e que os recursos de segurança do marketplace ajudam a reduzir o risco de exposição online (75%).

Vale lembrar, a pesquisa de Panorama Mobile Time | Opinion Box sobre o brasileiro e seu smartphone de julho deste ano, revelou que o Google tem aproximadamente 76% de mercado contra 23% do Apple iOS.

Globalmente, o Google afirma que tem 2,5 bilhões de usuários que acessam sua loja de aplicativos mensalmente, o equivalente a um terço da população mundial.

Imagem principal: Regina Chamma, diretora de parcerias do Google Play na América Latina (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)