Existem muitas opções de aplicativos móveis voltados para saúde cuja proposta é lembrar ao usuário a hora certa de tomar seus remédios. O israelense MediSafe é mais um deles, só que com um diferencial importante em seu modelo de negócios: o app é gratuito, sem publicidade, e seu objetivo é construir uma base significativa de usuários para, no futuro, oferecer dados de mercado para a indústria farmacêutica ou para seguradoras de saúde. "Podemos identificar informações de maneira anônima, indicando para a indústria farmacêutica o market share geolocalizado de medicamentos", explica o CEO e fundador da MediSafe, Bob Shor, em entrevista por telefone para MOBILE TIME. "Estamos conversando com dois dos maiores laboratórios farmacêuticos do mundo, além de empresas de seguro de saúde dos EUA. Parece que gostaram da ideia", disse o executivo.

Em apenas três meses desde o seu lançamento, o app MediSafe acumula mais de 13 mil downloads nas plataformas Android e iOS, sendo 3 mil apenas no Brasil, seu maior mercado depois dos EUA. A procura de brasileiros fez com que a empresa incluísse o Português como uma das línguas suportadas pela última atualização do app para Android. A meta de Shor é alcançar 160 mil usuários ao fim deste ano no mundo, o que provavelmente já lhe garantiria uma massa crítica para vender análises relevantes em alguns mercados. Ele espera conseguir retorno sobre o seu investimento em dois anos. E garante que não pretende explorar publicidade dentro do app: "não acredito em publicidade em aplicativos de saúde".

Para usar o serviço é preciso fazer um cadastro, informando o email e o telefone. Todos os dados são sincronizados na nuvem, permitindo o uso do serviço em diferentes devices. O design do MediSafe é atraente e simples. Para incluir um medicamento, basta escanear seu código de barras ou inserir seu nome. Os brasileiros precisam usar a segunda opção, pois o app ainda não tem em seu banco de dados os códigos de barra dos remédios vendidos no Brasil. O usuário pode identificar o tipo de medicamento (pílula, injeção, colírio etc), além de sua cor e formato. E, claro, é preciso dizer a periodicidade com que deve ser tomado, com os dias e as horas. Depois disso, o app soa um alarme e mostra na tela um lembrete sempre que chegar o momento de ingestão. O usuário precisa marcar que tomou o medicamento. Caso contrário, após o terceiro aviso, o aplicativo envia um alarme para uma pessoa de confiança pré-cadastrada pelo usuário, como sua esposa ou sua filha. "A inspiração veio após um incidente com meu pai, que tomou por engano duas injeções de insulina no mesmo dia porque não lembrava que já havia tomado a primeira. Foi assustador! Depois disso, começamos a desenvolver o MediSafe", relata Shor.

O executivo afirma que metade dos norte-americanos tomam remédios diariamente e metade destes não toma direito, na hora certa ou com a frequência certa. Por ano, 700 mil pessoas são hospitalizadas nos EUA porque não tomaram alguma medicação prescrita. E a cada 90 minutos alguém morre naquele país pela mesma razão. "Com MediSafe, o percentual de usuários que tomam os remédios corretamente sobe para 81%", diz.

Para quem quiser testar, seguem os links para download do MediSafe no Google Play e na App Store.