O fenômeno do "selfie" virou tema de estudo. Por encomenda da Samsung, foi feita uma pesquisa sobre o hábito de tirar autorretratos com o celular. Foram entrevistados 1,5 mil brasileiros que possuem smartphone – a pesquisa foi feita via ligação telefônica ou por um app. Constatou-se que nada menos que 90% dos brasileiros que possuem smartphone têm o costume de tirar selfies. Desse grupo, 12% tem esse hábito diariamente; 58%, pelo menos uma vez por semana; e 29%, menos de uma vez por semana.

A grande maioria (72%) gostam de tirar autorretratos coletivos, com amigos e familiares aparecendo na foto, o que levou os pesquisadores a cunharem o termo "wefie". Além disso, 34% disseram que gostam de tirar selfies com um cenário de natureza no fundo; 29% tiram selfies sozinhos; e 22% o fazem para mostrar onde estão.

Outra característica do selfie constatada pela pesquisa é que se trata de uma foto sem grande preparação. O importante é registrar o momento. É o "nowfie", como batizaram os pesquisadores. Por fim, 71% dos entrevistados disseram que armazenam seus autorretratos e 68% costumam postá-los nas redes sociais.

Teste cego

A pesquisa fez ainda uma comparação com selfies tiradas por quatro aparelhos diferentes: o Galaxy A5, da Samsung, e três concorrentes diretos. Os entrevistados eram apresentados às fotos impressas, sem serem informados qual havia sido tirada por qual aparelho. Segundo a companhia, 60% das vezes a foto preferida foi a do A5, percentual três vezes maior que o segundo e o terceiro colocados e dez vezes maior que o quarto colocado.

O A5 e os outros dois aparelhos da mesma linha (A3 e A7) foram desenvolvidos visando o hábito dos selfies: todos têm câmera frontal de 5 MP com ângulo de 85 graus e trazem recursos extras, como tirar a foto com um gesto ou tirar um selfie panorâmico. Os três serão lançados dia 20 de fevereiro no Brasil.