A Mastercard está disposta a acelerar a adoção de pagamentos por aproximação, também chamados de “sem contato”, usando a tecnologia NFC, que pode ser embutida em cartões de crédito e débito, em smartphones e em dispositivos vestíveis, assim como em terminais de pagamento (máquinas de POS). A empresa anunciou três metas em busca da universalização desse meio de pagamento, que dependem também do avanço dos cartões com chip EMV em mercados que só recentemente o adotaram efetivamente, como os EUA. As metas são as seguintes:

1) A partir de outubro de 2018, todos os novos terminais de pagamento na América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico contarão com a tecnologia de chip EMV e sem contato

2) A partir de abril de 2019, todos os novos cartões emitidos na América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico terão a tecnologia de chip EMV e sem contato;

3) Até abril de 2023, todos os estabelecimentos comerciais na América Latina, Europa, Oriente Médio e África realizarão transações sem contato e com chip EMV.

Note-se que alcançar a universalização dos pagamentos por aproximação não depende apenas da Mastercard. Todo o ecossistema precisa aderir a essa ideia e fomentá-la. Isso inclui a participação dos bancos emissores, das redes de adquirência, dos estabelecimentos comerciais e, claro, dos consumidores.