CCR Rio Santos; free flow

Novo método de pagamento eletrônico propõe o fim das praças de pedágio com box e cancelas. Foto: divulgação/CCR

A BR-101, que liga Rio de Janeiro a Santos, inicia a operação assistida do primeiro pedágio free flow do País. A rodovia, sob concessão da CCR RioSP, ganha uma estrutura de metal na estrada em formato de pórticos, substituindo as praças de pedágio, em três pontos: Mangaratiba (km 477); Itaguaí (km 414); e Paraty (km 538). Nela, o motorista só precisa respeitar a velocidade limite do trecho e seguir, pois não há nenhuma barreira física, como os boxes e as cancelas, ou restrição mais rigorosa de velocidade. Este tipo de instalação cobra do motorista por meio das tags já conhecidas– como a ConectCar, Sem Parar, Veloe, entre outras – ou simplesmente a partir da leitura da placa do veículo. Neste caso, o motorista precisa realizar o pagamento por outros meios, como site, o app da CCR RioSP (Android, iOS) ou WhatsApp – pelo telefone (11) 2795-2238 – , em um prazo de até 15 dias corridos.

Ao longo de fevereiro, a concessionária vai analisar fluxos e passagens com tags e placas de veículos, sem que seja feita a cobrança, o que está previsto para acontecer em março. A CCR deverá fazer uma campanha publicitária para informar as pessoas sobre o novo sistema de pagamento eletrônico.

As câmeras instaladas identificam, classificam os veículos e cobram a tarifa eletronicamente, conforme o tipo e o número de eixos.

Vale dizer que o não pagamento do pedágio é considerado uma infração de trânsito. Os valores das tarifas ainda não foram disponibilizados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), mas os motoristas poderão ter descontos de acordo com a frequência do uso da rodovia e se usa ou não a tag no para-brisa.

E o motorista não será cobrado por quilômetro rodado.