O governo dos Estados Unidos considera cortar, de vez, o acesso de empresas norte-americanas às tecnologias da Huawei. Fontes próximas ao tema disseram à Bloomberg que alguns oficiais da Casa Branca estão advogando para banir todas as vendas da fornecedora, ao mesmo tempo que a administração atual discute como ajustar as políticas de licenças.

Vale lembrar, a Huawei tem bloqueio parcial nas vendas para os EUA há quatro anos. Em uma decisão executiva, o governo do ex-presidente Donald Trump criou a “Entity List” que bloqueia as vendas dos chineses às empresas norte-americanas por supostos riscos de segurança nacional, exceto quando as fornecedoras dos EUA conseguem aprovação do governo norte-americano.

Na administração do atual presidente dos EUA, Joe Biden, as tensões entre China e os EUA aumentaram, em especial com congressistas republicanos pressionando o presidente para limitar as tecnologias das empresas chinesas. Na última semana, os EUA flertaram com Holanda e Japão para restringir insumos da indústria de semicondutores chinesa.