Huawei; Mate

Smartphones Huawei Mate 40 Pro

A Huawei precisou desmentir nesta segunda-feira, 25, rumores de que estaria disposta a vender suas principais marcas de smartphones, a Mate e a P. A reportagem da agência de notícias Reuters, ouviu duas fontes confirmando que a chinesa estaria em fase inicial de negociações para a venda das marcas premium e que a empresa estaria pensando a respeito há alguns meses.

As negociações teriam começado há meses e o acordo seria semelhante ao feito com a marca de celulares mais baratos, a Honor, ou seja, com um consórcio liderado por firmas de investimento apoiadas pelo governo.

A potencial venda das linhas de smartphones premium da Huawei sugere que a empresa tem pouca esperança de que a nova administração de Biden mude de opinião em relação às restrições da cadeia de suprimentos impostas à Huawei desde maio de 2019, disseram as duas fontes da Reuters.

As fontes ouvidas pela agência de notícias informam que a Huawei ainda não tomou uma decisão final sobre a venda e as negociações podem não ser concluídas com sucesso. Isso porque empresa chinesa ainda tenta fabricar em casa seu chip para smartphones, o Kirin.

Procurada por Mobile Time para responder sobre os rumores, a Huawei informou que não tem planos de vender suas principais linhas de smartphones premium. Confira na íntegra o comunicado da empresa chinesa:

“A Huawei verificou que estão circulando rumores infundados sobre a possível venda de nossas principais linhas de smartphones. Esses rumores não têm fundamento algum, a Huawei não tem esse plano. Continuamos totalmente comprometidos com nosso negócio de smartphones e continuaremos a fornecer produtos e experiências líderes para consumidores em todo o mundo”.

Recentemente, a LG precisou desmentir que abandonaria a vertical de smartphones. Isso porque, ao longo de cinco anos, a empresa sul-coreana perdeu US$ 4,5 bilhões na divisão.