A principal modificação que chama a atenção na versão 4.0 do Waze para Android é a sua interface. O layout foi totalmente reformulado, a ponto de parecer quase outro app – e por isso mesmo merecer uma resenha aqui nesta seção.

Vale dizer que é preciso coragem para mudar o layout de um canal de conteúdo com enorme base de usuários fiéis. O risco de desagradar a uma parcela deles é grande, por melhor que seja o novo design. Lembro quando o jornal O Globo mudou seu projeto gráfico e eu, leitor assíduo, sofri com uma terrível sensação de estranhamento: tive dificuldade de ler as matérias, perdido naquela nova diagramação. Foram necessárias semanas de adaptação para eu me acostumar com a nova cara do jornal. O mesmo pode acontecer com softwares. Ainda que o design fique mais bonito, é preciso que continue sendo funcional e fácil de ser utilizado. Se os usuários antigos demorarem a se adaptar, alguma coisa foi feita errado.

A meu ver, o Waze acertou nas modificações. O visual ficou mais limpo e mais nítido. Os ícones mais rechonchudos e distinguíveis, assim como as notificações no alto da tela. Embora alguns botões tenham trocado de lugar, aprende-se rapidamente a nova localização.

Sobrou espaço até mesmo para incluir uma nova e relevante informação sobre o mapa: a velocidade de deslocamento do veículo, com direito a alerta caso se ultrapasse o limite da via. Só que as informações sobre os limites precisam ser atualizadas: pelo menos no Rio de Janeiro, onde vivo, notei vários equívocos. Na Rua Jardim Botânico e na Praia do Flamengo, por exemplo, o Waze acha que o limite é de 50 Km/h, mas é de 60 Km/h. Na Rua Dois de Dezembro, o limite é 30 Km/h, mas o Waze acha que é 40 Km/h. Mas isso é um problema menor, que pode ser rapidamente concertado.

A empresa anunciou que a nova versão consumiria menos bateria. Acredito que seja verdade, mas nas poucas semanas que utilizei a nova versão não consegui notar nenhuma diferença nesse aspecto.

O Waze 4.0 agrada a seus velhos e fiéis usuários. E talvez consiga conquistar outros novos. Recomendo a atualização.