Estação de metrô no Rio de Janeiro (Foto: divulgação/MetrôRio)

A Motorola Solutions firmou contrato recentemente para fornecer bodycams (câmeras acopladas nos uniformes dos agentes de segurança) à concessionária de metrô do Rio de Janeiro. Em resposta a Mobile Time, o MetrôRio confirmou que 132 câmeras corporais foram adquiridas em um contrato de aluguel para serem usadas pelos seus agentes de segurança.

De acordo com a concessionária, a câmera será usada pelos profissionais em 41 estações do seu sistema metroviário e durante as rondas a bordo dos trens. A tecnologia começou a ser adotada em outubro de 2021. É estimado que 561 mil passageiros trafeguem por essas estações diariamente.

Por sua vez, a fornecedora explicou que será a provedora de conectividade das bodycams do modelo VB400, algo que faz parte de sua oferta de serviços gerenciados. A configuração do produto é a seguinte:

– câmera corporal permite gravar em 1080 pixels (Full HD) com uma lente HD grande angular;
– reprodução ao vivo em 640×360 pixels com 30 quadros por segundos;
– grava em áudio com microfone duplo;
– faz monitoramento por sensores Bluetooth 4.2;
– conexão com software administrativo;
– bateria que dura até 12 horas;
– certificado IP67 e Mil-STD 810 G de proteção contra poeira, água e queda;
– GPS integrado;
– RFID para designar a câmera aos usuários.
– conectividade Wi-Fi.

As imagens captadas pelas câmeras são gerenciadas pelo time de segurança da MetrôRio em tempo real por meio do VideoManager, um sistema da Motorola que carrega e gerencia os vídeos e áudios da câmera. A transmissão é feita via Wi-Fi nas estações do metrô.

Os valores do aluguel das câmeras e dos serviços gerenciados não foram revelados.

SIte da Motorola

Bodycam VB400 da Motorola