Alexandre Vidal/ Flamengo

Banco estampa camisa do rubro-negro do Rio de Janeiro desde o começo do ano

O banco digital BS2 (Android, iOS), que ganhou notabilidade nacional ao se tornar patrocinador master do Flamengo, começa a dar os próximos passos na parceria. A companhia, que atua como um hub de serviços financeiros, deve lançar um aplicativo dedicado ao torcedor rubro-negro em maio deste ano.

“Nós entregamos um app direcionado para o Flamengo em dias. Na prática, é a oferta do banking digital e DTVM (investimentos), customizado para clube e torcedor. O look and feel (design), a linguagem e a tela, são do Flamengo”, disse Rudy Cordeiro, diretor de TI do BS2. “A ideia é ofertar o que nós ofertamos no hub do BS2, mas teremos produtos exclusivos. Como um fundo de investimento para o torcedor investir no Flamengo”.

Com mais de 200 mil downloads no app feitos após a parceria, companhia estima abrir outras 200 mil contas até o final de 2019. Contudo, Cordeiro afirmou que a projeção é até modesta perto da realidade que o clube e a paixão futebolísticas trazem para a marca.

O executivo explica que em dias de jogos do Flamengo pelo Campeonato Carioca, alguns canais da BS2 tiveram pico de acessos 60 vezes superior a um dia normal.

Proposta

Criado dentro do Grupo Bonsucesso, uma empresa de Belo Horizonte com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, o BS2 (B de Bonsucesso e S2 porque a junção faz um coração) faz parte de um tripé de empresas digitais que foram desenvolvidas depois de 2014, quando foi criado a joint-venture de crédito consignado com o Santander, o Banco Olé. Com a mudança, o Bonsucesso desenvolveu ao longo de três anos o hub BS2, além de áreas de negócios em investimento, câmbio, adquirência, precatórios, direitos creditórios, além do espaço de inovação BS2 Pool.

“Como a gente se propõe a ser um hub, queremos ofertar os principais produtos do banco financeiro. Trabalhamos junto, mas são times autônomos. Contudo, a jornada é a mesma. Fazemos ofertas para pessoas física e jurídica. Por exemplo, o adquirente ajuda a PJ”, disse o diretor de TI. “Outra relação é que o cliente que abre a conta corrente ganha uma conta DTVM para fazer investimentos”.

Com essas soluções, o BS2 tenta atrair diferentes clientes que buscam por uma jornada digital em suas operações bancárias. Para isso, trabalham em duas frentes de correntistas: aqueles que desejam operar rápido (na faixa dos 20 até 29 anos de idade) e os consumidores com mais de 30 que querem investir (com tíquete médio de R$ 20 a R$ 30 mil por investimento).

Como funciona

No seu hub financeiro, a companhia aposta no mobile-first como forma de manter um relacionamento mais próximo e ágil com o cliente. Por meio do app, o correntista faz o cadastro ao preencher seus dados, tirar uma selfie e sacar uma foto de um documento que pode ser RG ou CNH. Em seguida, recebe o acesso à conta corrente digital e seus serviços como: TED para outros bancos (sem custos), transferência gratuita entre contas do BS2, emissão de boleto, câmbio, cartão internacional Visa, investimentos e saque na rede Banco24 Horas. Para clientes Pessoa Jurídica, a oferta é similar, mas tem um incremento com uma plataforma de cobrança de boleto ou crédito, antecipação de recebíveis, linha de crédito, opção de investimento e envio de remessas internacionais.

Tecnologia

Rudy Cordeiro, diretor de TI do BS2

Por trás da solução, o BS2 usa big data, análise de dados, OCR (reconhecimento de documento), CRM da Salesforce e o Cactus, ferramenta própria de antifraude que analisa as informações dos clientes, desde o processo de entrada no banco até suas transações. “O Cactus analisa uma série de informações do cliente a partir do seu comportamento de uso da ferramenta. Hoje, usamos uns quatro bureaus e três fontes de dados oficiais, e mais os dados básicos do cliente”, disse Cordeiro.

“O sistema começou em módulo de aviso, calibrando as regras. Usamos alguns algoritmos de deep learning para ver a assertividade, mais isso é paralelo. O sistema é transacional e ele tem uma série de regras e avisos, o analytics avalia e propõe novas regras”, complementa o executivo do BS2.

O diretor de TI explicou que trabalham basicamente em APIs e contêineres em um formato de banking as a service, com intuito de facilitar o relacionamento com parceiros. Atualmente, o BS2 conta com 15 APIs que podem ser customizadas.

Futuro

Além do lançamento da plataforma para o Flamengo, o BS2 ainda deve adicionar produtos de seguros (residencial, vida e saúde) até o final do primeiro semestre de 2019. Na parte de suporte, hoje feito via chat, telefone e e-mail com atendentes humanos, o app do hub financeiro ganhará em breve um chatbot para atendimento feito por meio da plataforma da Salesforce.