A TIM levará a sua rede LTE para a Usina Uberaba, uma unidade de extração de cana de açúcar com 115 mil hectares localizada entre as cidades de Uberaba e Nova Ponte, aproximadamente a 478 quilômetros de Belo Horizonte. A parceria foi apresentada durante a Agrishow, evento voltado ao setor agro em Ribeirão Preto, nesta quarta-feira, 30.

Produzindo etanol, açúcar, energia elétrica e plástico, a usina é de controlada pelo grupo Balbo. Fundada em 2005, a planta na região do Triângulo Mineiro é totalmente automatizada e tem capacidade de moagem de 3,2 milhões de toneladas de cana por safra.

Com a rede 4G da TIM, a expectativa é conectar mais de 200 equipamentos para identificar e corrigir falhas, assim como aumentar a produtividade no campo, como melhoria na colheita e transporte. Isso inclui o uso da conectividade móvel em estações meteorológicas, por exemplo.

A companhia ainda tem outras duas usinas no interior de São Paulo, Santo Antônio e São Francisco, além das marcas Native (alimentos orgânicos) e Biocycle (plástico biodegradável).

O avanço do Grupo Balbo com o 4G em Minas Gerais coincide com a expansão da rede móvel da TIM em rodovias no estado, em especial a MG-452 e a MG-190 de concessão da EPR, que ficam próximas da Usina Uberaba. Atualmente, a Tim tem um acordo com a EPR para cobrir os seus mil quilômetros de estradas no Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais com o seu LTE.

TIM e o agro

A operadora também confirmou nesta semana que levará o 4G para o Grupo Pedra. A rede de operadora atenderá três usinas de cana de açúcar no interior de São Paulo e uma unidade de soja e gado no Mato Grosso. Ao todo, o projeto cobrirá 1 milhão de hectares e conectará 4,5 mil máquinas.

Paralelamente, a rede também deve beneficiar os usuários comuns que ficam das áreas do conglomerado nas cidades de lem Serrana, Buritizal, Nova Independência (SP) e Barra do Garças (MT), o que inclui:

  • 4 mil propriedades rurais;
  • 9 escolas públicas;
  • 4 unidades de saúde;
  • 37 mil pessoas.

Atualmente, a rede da TIM tem presença em 20 milhões de hectares no Brasil em mais de 1 mil cidades e 1,9 milhão de pessoas. Até o final de 2025, a expectativa da operadora é que o número de área coberta cresça e alcance 26 milhões de hectares.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!