Em Lisboa, os usuários do cartão para transporte público Lisboa VIVA agora podem usá-lo também para o aluguel de patinetes, ou “trotinetes”, como são chamados na capital portuguesa. A empresa fabricante do cartão firmou parceria com a Hive, um dos nove serviços de aluguel de patinetes elétricos em Lisboa. Além de ônibus, metrô, bondes, trens e barcas, os usuários do Lisboa Viva passam a ter direito a 20 minutos por mês em patinetes da Hive. A ideia é que o meio de transporte seja utilizado para a última milha, ou seja, o trecho final entre a estação do metrô ou o ponto de ônibus até o destino da pessoa. Para usar o serviço, basta baixar o app da Hive e cadastrar seu número de cartão Lisboa VIVA.

Além da Hive, outras oito empresas operam serviços de patinetes na capital portuguesa: Lime, Voi, Tier, Bungo, Flash, Frog, Wind e Bird. Não há nenhuma regulamentação específica para o uso desse meio de transporte por lá. Seus usuários devem seguir as mesmas regras de trânsito previstas para bicicletas.

Patinetes de diversas empresas diferentes estacionados em frente ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) em Lisboa

No Brasil, por conta do crescente número de acidentes com patinetes nas grandes cidades, há pressão para a criação de leis que definam regras para esse meio de transporte.

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel, 2% dos internautas brasileiros com smartphone já alugaram um patinete via app e 7%, uma bicicleta.