O QuintoAndar (Android, iOS) lançou nesta segunda-feira, 30, a ferramenta de comparação de preços de imóveis Preço Certo, para usuários no Brasil. A solução colaborou para um aumento de 16% de visitas a imóveis no fim do período de testes, de três meses. A ideia é que a nova funcionalidade compare e oriente os proprietários de imóveis a oferecer uma precificação mais assertiva e justa a seus inquilinos.

O Preço Certo surge para reduzir um problema comum no mercado imobiliário, a especulação. Isso porque a ferramenta compara o valor do imóvel a ser alugado com outros já alugados no QuintoAndar.

As sugestões de valores foram usadas por 85% dos usuários no período de testes.

Além da nova ferramenta, o QuintoAndar também está testando uma alternativa com um assessor imobiliário que entra em contato proativamente com o proprietário e o apoia com recomendações e dúvidas.

Como funciona – Preço Certo

Ao disponibilizar o imóvel na plataforma, o proprietário vê um carrossel de sugestão de imóveis que foram alugados, parecido com o do novo usuário. Essas sugestões são apresentadas com base na geolocalização e características do imóvel. O Preço Certo ainda mostra o histórico, o valor do aluguel de outras unidades no mesmo condomínio e se os apartamentos similares já alugados tiveram negociação curta ou não.