A autenticação biométrica por impressão digital implementada no Galaxy S5 e no iPhone 5S já foi criticada por especialistas em segurança por causa da facilidade com que pode ser fraudada. Para dar mais segurança à identificação biométrica, a empresa norte-americana Sensory acaba de lançar uma solução de autenticação dupla, com base no reconhecimento de rosto e de voz.

Batizada como TrulySecure, a solução consiste na gravação de uma senha sonora, que guarda não apenas as palavras ditas, mas características da voz da pessoa, além do seu rosto. Por usar elementos já presentes em qualquer smartphone (câmera e microfone), a TrulySecure é mais barata que uma solução de leitura de digital, que requer a inclusão de um leitor específico no aparelho.

A Sensory recomenda que a autenticação dupla seja usada somente para o acesso a aplicativos que requerem mais segurança, como aqueles de bancos ou de pagamentos. Para apps de redes sociais, a empresa sugere usar apenas a autenticação por reconhecimento facial, que já seria suficientemente segura para essa finalidade. Cabe destacar que a TrulySecure é capaz de distinguir uma pessoa de verdade na frente da câmera de uma foto dela mesma, impedindo o acesso por alguém que simplesmente mostre a fotografia do dono do aparelho.

A TrulySecure está disponível no formato de SDK (Software Development Kit) para fabricantes de smartphones.