Pacientes com Covid-19 internados na UTI da Unidade Jabaquara do Hospital São Luiz recebem visitas de familiares via videoconferência. A iniciativa está em testes e é uma parceria com a Microsoft, que disponibilizou o Teams. Nele, também é possível fazer o boletim médico dessa maneira virtual.

O Hospital São Luiz Unidade Jabaquara dividiu os pacientes em três categorias e é com base nelas que determina o meio de contato com as famílias. Para aqueles que saem do quadro clínico grave e se encontram conscientes, a unidade disponibiliza um smartphone no leito e realiza a visita virtual entre os pacientes, familiares e os médicos. Já com os doentes que tem condições de continuar a usar o celular particular durante a internação, é realizado apenas o boletim virtual entre médico e parentes.

Ambas as modalidades são previamente agendadas de acordo com a disponibilidade do médico, do paciente e dos responsáveis e o encontro dura cerca de 10 minutos. É enviado ao familiar um e-mail com um passo a passo da instalação do Microsoft Teams em dispositivos móveis ou desktop e o link da reunião remota. O encontro pode ter a participação de até quatro pessoas. Além de disponibilizar headsets e estrutura adequada para a realização das reuniões em salas privativas, a unidade também dispõe de equipe de capacitação que auxilia os familiares a utilizar a ferramenta.

Para o grupo mais grave, com pacientes sedados, o meio de comunicação é o boletim virtual com familiares, realizado sob demanda do médico e responsáveis. Caso seja observada a necessidade, há também a visita virtual que proporciona o último contato da família com pacientes que podem evoluir para óbito.