O Spotify (Android, iOS) lança suporte e treinamento para a plataforma de podcast voltados para jovens negros e indígenas entre 18 e 30 anos. O Sound Up é gratuito e os interessados podem se inscrever neste link até o próximo dia 17 de julho.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o programa foi desenvolvido para funcionar em duas fases: workshop virtual de um mês em 2020 e uma imersão presencial de uma semana no escritório do Spotify, localizado em São Paulo, em 2021. Após a inscrição, um comitê analisará e escolherá 30 finalistas para entrevistas. Uma vez concluídas as entrevistas, 20 participantes serão escolhidos para participar do programa de treinamento virtual focado no desenvolvimento de técnicas importantes da produção de podcasts.

A proposta do workshop é que os participantes aprendam sobre desenvolvimento de narrativa, produção, como realizar entrevistas, edição e todas as demais etapas com diferentes especialistas da área.

O Sound Up virtual foi montado com sessões ao vivo não presenciais programadas, lições gravadas, reuniões individuais com a equipe e os facilitadores do Spotify. Após o fim do workshop os participantes terão oito semanas para preparar seu projeto final e apresentar à plataforma de streaming.

Todos os 20 participantes do programa virtual receberão um gravador, computador, fones de ouvido e acesso à Internet. Os candidatos devem se inscrever individualmente, e não como podcasts ou grupos, e devem obrigatoriamente morar no Brasil.

Dessa turma com 20 participantes, 10 serão selecionados para participar da segunda fase do programa em 2021. Nessa etapa, eles terão cursos imersivos durante uma semana, aulas, encontros com especialistas e profissionais do setor, mentoria com suporte do Spotify e a criação de um episódio piloto de podcast. Os participantes que forem selecionados para a segunda etapa receberão apoio contínuo durante todo o ano. Após essa etapa, o Spotify escolherá os cinco ganhadores da primeira edição do Sound Up Brasil.

Também nesta terça-feira, 30, o Spotify lançou o recurso Lyrics, que permite o usuário de ler as letras das músicas em tempo real. A novidade chega em 26 mercados, inclusive no Brasil.