A Taqtile desenvolveu uma plataforma para envio de notificações via apps móveis com geolocalização, que permite a criação de cercas virtuais para envio de mensagens. A localização outdoor usa o sistema nativo de cada sistema operacional, que combina GPS, Wi-Fi e dados das operadoras para aumentar a precisão. E a localização indoor é feita por meio de beacons. A Taqtile One, como foi batizada, foi anunciada pelo CEO da empresa, Danilo Toledo, durante apresentação no Forum Mobile+, nesta terça-feira, 30, em São Paulo.

A plataforma funciona de maneira independente e pode ser integrada a apps criados por terceiros, não apenas pela Taqtile. Pelos cálculos da empresa, a taxa média de visualização de uma campanha de push notification sem segmentação varia de 2% a 5%. Quando incluído algum elemento de segmentação sobre o usuário, como sexo, idade, sistema operacional, operadora ou dados coletados do CRM da marca ou dos perfis do consumidor nas redes sociais, essa taxa sobe para 10% a 15%. E quando acrescentado um filtro de localização o percentual salta para 30% a 55%.

Para a utilização da Taqtile One, o consumidor precisará dar a sua autorização para receber notificações através do app de cada marca. Toledo lembra que é importante educar as empresas a não exagerarem no uso desse canal, para não queimá-lo junto ao consumidor. A Taqtile espera que até o final do ano terá 5 milhões de consumidores com opt-in para receberem notificações em apps conectados à nova plataforma. Vale lembrar que a empresa tem entre seus clientes grandes redes varejistas norte-americanas e brasileiras.