A Mastercard começou a testar este mês um novo método para aprovar transações online feitas com cartões de crédito que utiliza impressões digitais e o reconhecimento facial através de câmeras do smartphone. O funcionamento é simples: cliente da bandeira tira uma selfie antes de fechar a compra, usando o próprio rosto como senha, e o sistema verifica a identidade do consumidor para validá-la.

O sistema biométrico servirá como alternativa ao atual SecureCode que a companhia disponibiliza aos clientes. Segundo a Mastercard, o método, por ter a certeza de quem está realizando compras com o smartphone, evita fraudes. O programa de testes foi lançado inicialmente na Europa e nos Estados Unidos. Em agosto, portadores de cartões International Card Services (ICS) B.V. e ABN AMRO nos Países Baixos iniciaram os testes da tecnologia, que vão até o final de novembro. Neste mês, funcionários da First Tech Federal Credit Union nos EUA começaram os testes, utilizando ambas as tecnologias. Os testes devem ir até o fim de outubro.

Segundo a Mastercard, o uso de autenticação biométrica — ou seja, de atributos pessoais, tais como características faciais e impressões digitais — para verificar a identidade de um portador de cartão possibilita a realização de pagamentos não só de uma forma mais fácil e rápida, mas também mais segura e protegida.