A versão 2.0 do Android Wear, sistema operacional do Google para relógios inteligentes, trará entre as suas novidades uma loja de aplicativos separada daquela para smartphones. Será uma Google Play com um catálogo próprio, feito apenas de apps para relógios, e que poderá ser acessada diretamente da tela do smartwatch, com uma interface otimizada para tal. Os desenvolvedores poderão publicar apps exclusivos para essa nova loja, que não vão aparecer dentro da Google Play tradicional. E os usuários poderão instalar a desinstalar esses aplicativos livremente pelo relógio. A busca por apps no smartwacth poderá ser feita por voz, digitando ou escrevendo à mão na tela, assim como por meio de sugestões propostas pelo Google com base no histórico do usuário.

Outra novidade será uma ferramenta de sugestão automática de respostas para mensagens. Batizada de "smart reply", a ideia é facilitar a comunicação através do relógio, usando inteligência artificial para poupar o usuário de ter que escrever na diminuta tela.

A versão 2.0 do Android Wear estava originalmente prevista para ser lançada neste segundo semestre, mas foi adiada para 2017. Por enquanto, desenvolvedores podem baixar a recém-disponibilizada terceira versão prévia do novo OS.