Exemplo de perfil que recebe as promoções do Meu Carrefour

O uso da inteligência artificial no programa de relacionamento do Carrefour, Meu Carrefour (Android, iOS), colaborou para reduzir em sete vezes o churn entre os clientes mais engajados da rede de supermercados. De acordo com a chief data officer do Carrefour no Brasil, Tatiana Mazza, esses clientes que compram com mais recorrência gastam 1,5 vez mais que os clientes habituais e compram duas vezes mais que a média na base.

No Meu Carrefour, a solução de inteligência artificial funciona com automação do marketing digital. Ela atua ofertando produtos específicos ao gosto de cliente, por meio de dados históricos de compras dos consumidores. A ferramenta substitui o panfleto de compras de papel e tem envio semanal por SMS, push notification, e-mail, dentro do app e em totems.

Durante o III Congresso de Data Science e Inteligência Artificial, organizado pela I2AI, Manuel Guimarães, CEO da Propz e parceiro do Carrefour na iniciativa, explicou que o modelo de automação possui diversos algoritmos para ofertar produtos aos clientes. Esses modelos consideram ainda variações e elasticidade de preço.

“É uma oferta para cada cliente. Eu sei o comportamento de compra de cada indivíduo, inclusive com a probabilidade de cancelamento.Ofereço o melhor produto para o cliente, de forma assertiva e com promoção”, completou Mazza. “Começamos a focar e distribuir comunicação para cada cliente”.