O ministério das Comunicações (MCom) espera conectar mais 60 mil escolas públicas e, com o acumulado feito desde o seu lançamento em 2023, atingir o objetivo de ter ao todo 138 mil unidades escolares com conectividade de rede sem fio apta para atividades pedagógicas até 2026.

A informação foi compartilhada pelo secretário-executivo do MCom, Hermano Tercius, durante sua palestra de abertura no Futurecom, nesta terça-feira, 30. O representante da pasta afirmou ainda que espera terminar o mês de setembro com mais 20 mil escolas conectadas. Em julho foram 3,4 mil.

Em paralelo, Tercius lembra que desses 20 mil estabelecimentos escolares, 10 mil são da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (EACE).

“Se fizermos as contas [a partir dos resultados recentes], dá exatamente o número que precisamos para atingir a meta ao implementar conectividade em 18 escolas por hora útil de trabalho de todos os dias. Então, 18 escolas por hora útil dão, em média, uma escola a cada 3 minutos e 20 segundos que estamos conectando”, disse. “Então só durante o tempo que estou falando aqui, já foram conectadas duas escolas. Veja, não só com rede externa, mas fazendo toda rede interna da escola. Colocando access points a cada duas salas. Para poder ser usado na sala de aula”, completou durante sua fala.

No mês de agosto, o ministério confirmou que alcançou 82,2 mil escolas com acesso à rede de banda larga e com Wi-Fi, o que equivale a 60% de todas as unidades escolares no Brasil.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!