A Ruckus Wireless, uma das principais fornecedoras de equipamentos de pontos de acesso (PAs) Wi-Fi para operadoras de telecomunicações e clientes corporativos, vai incluir tecnologia de localização indoor em seus produtos. A Ruckus vai aproveitar a tecnologia desenvolvida pela YFind, empresa especializada em localização indoor que adquiriu recentemente. Os PAs da Ruckus serão atualizados remotamente para permitir a localização de usuários.

O serviço, batizado de "Smart Location", será oferecido para os clientes da Ruckus a partir do primeiro trimestre de 2014. Eles poderão acompanhar a localização das pessoas conectadas às suas redes Wi-Fi. Isso pode ser particularmente útil para varejistas medirem o fluxo de consumidores nos corredores de suas lojas. Também pode ser interessante em museus, para acompanhar o fluxo entre as salas.

A Ruckus disponibilizará uma API para o desenvolvimento de aplicações de localização por terceiros utilizando seus hotspots Wi-Fi. "Há possibilidade de diversas aplicações, como navegação indoor e de localização de idosos", comentou Selina Lo, CEO da Ruckus, em entrevista para MOBILE TIME na semana passada, quando esteve no Brasil para palestrar na Futurecom.