A sensação de ter sonhado mas não conseguir recordar o sonho é natural e recorrente para muitas pessoas. Com isso em mente, a start-up Shadow desenvolveu um projeto de aplicativo homônimo que pretende ajudar as pessoas a lembrarem dos seus sonhos.

Segundo a empresa, 95% dos sonhos são esquecidos caso não sejam gravados em poucos minutos depois de acordar. Todos esses sonhos são dados que poderiam trazer inspirações e resolver problemas em vez de serem desperdiçados. Em entrevista por e-mail ao MOBILE TIME, o fundador do Shadow, Hunter Lee Soik, conta como criou o app. “A ideia foi um subproduto inesperado de ter trabalhado muito duro por 12 anos seguidos, indo dormir sem nunca sonhar. Quando eu finalmente dei uma pausa, eu dormi por horas e tive sonhos incrivelmente intensos e vívidos. Quando acordei, queria encontrar uma maneira de gravar essas experiências, mas nenhum dos apps do mercado tinha a orientação de design ou componentes sociais que eu buscava”, diz.

O Shadow funciona da seguinte maneira: ele usa uma série de alarmes com volumes que vão aumentando, de forma a acordar gradualmente a pessoa. Esse método leva o usuário a um estado de transição entre o adormecer e o acordar, mais lento do que um alarme tradicional. Uma vez acordada a pessoa, o app permite gravar os sonhos por voz, texto ou por perguntas. A última opção é uma série de cinco a dez perguntas para o caso de o usuário não lembrar exatamente sobre o que sonhou. É possível compartilhar os sonhos ou mantê-los privados. No caso do compartilhamento na nuvem, os sonhos são analisados para criar um grande banco de dados com os sonhos de pessoas do mundo inteiro, com a criação de padrões e temas comuns. “O Shadow pode melhorar vidas em quase todas as escalas. Para indivíduos, ele nos dá dados pessoais totalmente novos que podem identificar padrões no nosso ciclo de sono e conteúdo dos sonhos, mapeando tudo isso no nosso comportamento diário. Para as comunidades, podemos começar a ver conexões entre pessoas e culturas que são expressas dentro do conteúdo dos sonhos. E em uma escala global, podemos pensar em grandes e loucas soluções para os cruéis problemas do nosso mundo. Já sabemos que algumas das maiores descobertas científicas e culturais surgiram dos sonhos”, afirma Soik.

O projeto foi divulgado no site de crowdfunding Kickstarter e conseguiu atingir sua meta de US$ 50 mil na primeira semana. Com o dinheiro arrecadado por colaboradores principalmente dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Espanha, o próximo passo é construir realmente o aplicativo, passando pelo desenho, desenvolvimento e testes. Os colaboradores terão acesso ao app para iOS em dezembro, mas o preço do aplicativo ainda não foi estabelecido para os outros usuários. “Nosso princípio é construir um app que atraia uma comunidade grande e ativa e que seja suportado por um modelo de negócios não baseado em publicidade”, afirma Soik. A expectativa é alcançar 100 mil downloads nos primeiros meses.

A primeira versão do app será em inglês, mas a start-up vai se basear nos dados coletados pelo Kickstarter para priorizar quais outros idiomas também serão suportados. Outros planos incluem o trabalho com músicos para criar sons customizados de alarmes para download dentro do aplicativo.