Imagine ir ao mercado e ter a lista de compras em seu tablet ou smartphone com todos os valores e não se preocupar com a conta. Essa é a ideia da plataforma sav@price (iOS e Android), ferramenta para o usuário criar listas de supermercado e procurar por descontos em sua região.

No app, gratuito, o usuário poderá fazer uma lista mensal com até 50 itens, procurar descontos em sua região com a geolocalização ou endereço cadastrado em um raio de 5km a 50km, separar o valor por itens mais baratos da lista em um mercado no botão “quebra lista” e comparar qual o estabelecimento mais barato para uma compra.

Para o varejista, a vantagem do sav@price é digitalizar parte de sua operação, além de não  imprimir os tabloides com os descontos – uma gasto em média de R$ 2 mil por edição – fazer campanhas e promoções segmentadas, dar cupons de desconto e obter informações de big data (tráfego, dados de comportamento e análise comparativa do setor). Para os mercados, o serviço é pago.

“A ideia é prover aos varejistas informações de big data por tipo de produto, região e departamento e mostrar um comportamento da loja dele. Isso vai possibilitar às indústrias acompanharem seus produtos nas lojas” afirma Ederson Riechelmann, CEO e cofundador da empresa.

Alcance e investimentos

Com um investimento de R$ 500 mil na plataforma, Riechelmann pretende ter entre 300 e 600 mil usuários cadastrados em seis meses e 500 lojas em seu rol até o final de 2016 para recuperar o dinheiro investido no projeto. A primeira cidade a contar com o serviço é São Paulo. Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte sero as próximas.

O público-alvo no começo de operação serão estabelecimentos de médio porte e gourmets. Nos três primeiros meses, o sav@price não cobrará das empresas pelo uso de suas ferramentas, apenas pelas promoções – R$ 2,80 por produto exposto em um dia.

O aplicativo possui 550 mil produtos em sua base que o consumidor poderá atualizar, caso sinta alguma variação de preço na gôndola. Até o momento, os produtos das lojas dos supermercados Tateno e Ayumi podem ser encontrados no app – porém não há nenhuma promoção.

Parcerias, delivery e retirada no balcão

Nos próximos passos, Ederson Riechelmann afirma que deseja integrar o Sav@Price ao Waze e fazer uma integração entre delivery e retirada do balcão, sem relação com e-commerce em um primeiro momento. “Quero integrar com o Waze para acessar via trânsito. Não quero integrar com o e-commerce, mas quero que o varejista pequeno faça o comércio pelo app, com o usuário buscando no balcão”, explica o cofundador do app. “A nossa vantagem é que o consumidor vai fazer a busca, pesquisar e o app dará melhor preço. É algo que no futuro os supermercados vão focar: a entrega e a retirada”.