A possível aposentadoria do Chrome OS e entrada do Android nos computadores foi descartada por Hiroshi Lockheimer, vice-presidente sênior do Android, Chromecast e Chrome no Google. A informação sobre o fim do Chrome OS e expansão do sistema operacional móvel para computadores foi veiculada pelo The Wall Street Journal horas antes. De acordo com o jornal, a partir de 2017, PCs, tablets, smartphones e notebooks usariam apenas o Android.

“Tem uma tonelada de oportunidades para Chromebooks (notebook dedicado ao Chrome OS) e nós estamos muito comprometidos com o Chrome OS. Eu comprei dois para minhas crianças usarem nos trabalhos escolares”, tuitou o executivo na noite da última quinta-feira, 29.

Recentemente, o Google tem apresentado esforços para sincronizar os notebooks e smartphones com seus OS, como: adicionar o assistente digital Google Now dos handsets no Chrome OS e permitir que usuários terminem a pesquisa feita no celular dentro de seus computadores e vice-versa.

Chrome OS x Android

Assim como o VP do Google explicou, a empresa aposta que o sistema operacional para PCs e Chromebooks comece a ser utilizado em sistemas educacionais e empresas, além de investir em uma correlação com outros produtos conhecidos do gigante da internet mundial, como Google Docs, Drive e Gmail.

No entanto, ao contrário do Android, que domina o mercado de smartphones com mais de mais de 80%, o Chrome OS não decolou desde seu lançamento em 2010. O mercado é amplamente dominado pelo Windows 8 da Microsoft, com 48,05%, e o Chrome OS possui apenas 0,27%, segundo análise da consultoria StatCounter no mês de setembro.

Por outro lado, vale lembrar que outro produto da companhia norte-americana sob a tutela de Lockheimer, o Chromecast, já utiliza Android. Além disso, os dois principais sistemas são baseados em Linux, algo que poderia ajudar em uma futura migração.