A Sabre, fornecedora de tecnologia para companhias aéreas e para a indústria hoteleira, organizará pela primeira vez na América Latina o seu hackathon para o desenvolvimento de aplicativos móveis. Batizado como DestinationHack, o evento já teve edições nos EUA e na Inglaterra e agora será realizado em São Paulo, no fim de semana dos dias 7 e 8 de novembro, como parte da programação do São Paulo Tech Week. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita de maneira individual ou coletiva (em times de até cinco pessoas) através do site do evento.

"O Brasil é um país estratégico para o Sabre, por ser o maior mercado de tecnologia da América Latina. Queremos atrair para o hackathon pessoas com ideias inovadoras que transformem a experiência de viajar", explica Alexandre Xavier, gerente de marketing de produtos da companhia.

Os participantes do hackathon terão acesso a mais de 150 APIs conectadas a sistemas da Sabre e que fazem parte do Sabre Dev Studio, um conjunto aberto e disponível na web de ferramentas de desenvolvimento. Entre as APIs mais utilizadas há uma que informa todas as tarifas aéreas para os próximos seis meses e outra que mostra quais são os destinos mais populares a partir de uma determinada origem. Os sistemas da Sabre estão conectados a mais de 400 companhias aereas, 175 mil hotéis, 40 locadoras de carros, 17 companhias de cruzeiros, e outros fonecedores globais de viagens.

Serão propostos aos participantes alguns desafios para serem superados com os apps. Um deles deve ter como gancho a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, tendo como objetivo estimular o turismo doméstico para a capital fluminense. Os desenvolvedores terão o fim de semana inteiro, a partir das 9h de sábado, para criarem protótipos de apps dentro dos desafios sugeridos. Podem ser feitos apps de quaisquer sistemas operacionais. Serão dados prêmios de até R$ 10 mil para os melhores projetos.