O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) lançou um aplicativo (Android, iOS) para o pagamento de garantias. Desta forma, pessoas com contas em instituições financeiras em intervenção ou liquidação decretada pelo Banco Central poderão solicitar diretamente do smartphone o pagamento da garantia à qual tem direito – desde que sua instituição seja coberta pelo FGC. Antes do lançamento do app era necessário o comparecimento a uma agência bancária. Com a novidade, a garantia será solicitada mediante assinatura digital dentro do app. Por enquanto a solução está disponível somente para pessoas físicas.

Um teste piloto com a solução foi realizado em outubro com beneficiários da Dacasa Financeira, instituição liquidada em fevereiro pelo Banco Central. O prazo para requisição da garantia em agências expirou em 22 de setembro, mas o FGC liberou o pagamento através do app a partir de outubro para quem ainda não havia recebido os valores.

O FGC é uma entidade privada sem fins lucrativos que administra um mecanismo de proteção de depositantes e investidores de instituições financeiras a ele associados. O FGC garante até R$ 250 mil por conta, CPF ou CNPJ em alguma instituição associada que por ventura sofra intervenção, seja liquidada ou tenha a falência decretada.