O TikTok registrou um crescimento significativo junto ao público infantil brasileiro nos últimos 12 meses e se tornou o terceiro app mais popular entre crianças de 0 a 12 anos no País. Essa é uma das descobertas da nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de smartphones por crianças.

Na edição de 2020, o TikTok era usado por 36% das crianças brasileiras com acesso a smartphone, e agora atingiu a marca de 45%, superando o Netflix, que caiu de 46% para 43%. O maior avanço do TikTok aconteceu na faixa etária de 7 a 9 anos, na qual a proporção de uso passou de 39% para 52%, um aumento de 13 pontos percentuais. Entre crianças de 10 a 12 anos o crescimento do TikTok também foi expressivo, passando de 51% para 59%. Vale destacar ainda que esse é um dos apps que apresenta maior disparidade de uso no público infantil quando a análise é feita por gênero: o TikTok é acessado por 50% das meninas e por 41% dos meninos.

Por sua vez, o YouTube e o WhatsApp continuam sendo os dois aplicativos mais utilizados por crianças brasileiras. Ambos os apps ganharam participação ao longo do último ano. O YouTube subiu três pontos percentuais e agora é usado por 72% das crianças que possuem smartphone ou que usam emprestado o dos pais. E o WhatsApp avançou cinco pontos percentuais, alcançando 52%, com destaque para o crescimento de oito pontos percentuais na faixa de 7 a 9 anos, na qual 50% das crianças com smartphone utilizam o aplicativo de mensageria.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou 1.962 pais que possuem smartphone e que têm filhos de 0 a 12 anos, entre os dias 15 e 23 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O relatório integral pode ser baixado aqui.