A Opera, desenvolvedora responsável pelos navegadores móveis Opera Mini e Opera Mobile, divulgou um mapa mundial do acesso a redes sociais através de seus browsers instalados em celulares. Dos 194 milhões de usuários do Opera Mini, 50,6% visitaram a página do Facebook pelo menos uma vez no mês de outubro. A empresa disponibilizou o relatório na web junto com um mapa mundi no qual é possível ver a penetração mobile de cada uma das cinco maiores redes sociais do planeta. O Facebook e o Twitter, naturalmente, predominam no Ocidente, enquanto na China a rede social mais acessada (e também a única) é a Weibo. Duas redes regionais têm penetração significativa no Leste Eruopeu e em parte da Ásia: Odnklassniki e VKontakte. 

Algumas curiosidades merecem destaque. O local com maior penetração de acessos ao Facebook pelo Opera Mini é o território de Macau, na China, onde 90,6% dos usuários acessaram a rede social pelo menos uma vez em outubro. Para se ter uma ideia, o percentual nos EUA foi de 49,5%. No caso do Twitter, o campeão foram os paraguaios: 15,75%. No Brasil, 60,28% dos usuários do Opera Mini acessaram o Facebook em outubro, enquanto 11,96% acessaram o Twitter.

Cabe lembrar que em alguns desses países os números podem estar distorcidos porque muitos dos seus usuários talvez prefiram acessar as redes sociais através de aplicativos móveis nativos e não por navegadores. Deve ser, por exemplo, o caso dos EUA e mesmo o do Brasil. Os percentuais altos em alguns países emergentes podem ser explicados pelo uso de webphones.

Geral

Entre outubro do ano passado e outubro deste ano, a base mundial de usuários do Opera Mini cresceu 38,6%, passando de 140 para 194 milhões. O volume de páginas acessadas pelo navegador cresceu 47% nesse mesmo intervalo, passando de 86,2 bilhões para 126,8 bilhões. E o tráfego de dados mensal mundial através do Opera Mini aumentou 62% nesse período, saltando de 1,36 bilhão de MB para 2,41 bilhões de MB.