O NIC.br anunciou, nesta terça-feira, 30, o lançamento da ferramenta gratuita chamada TOP (Teste Os Padrões), capaz de verificar se um site, um e-mail e ou serviços de conexão adotam as melhores práticas de segurança. O TOP analisa se esses serviços estão de acordo com parâmetros técnicos internacionais e depois fornece um diagnóstico detalhado, além de orientações sobre quais medidas podem ser tomadas caso a empresa precise melhorar.

A ferramenta foi adaptada de uma iniciativa holandesa e a ideia é que, em um segundo momento, ela possa ser utilizada por usuários em geral.

São três testes aplicados: sites, e-mails e conexão. No teste de sites, é possível identificar se eles são acessíveis via endereço IP moderno (IPv6), se os nomes dos domínios são assinados, se a conexão é confiável e se as opções de segurança de aplicação estão configuradas. O mesmo ocorre com a opção que testa serviços de e-mails, que também mostra se há proteção contra phishing. Já para os serviços de conexão, a ferramenta avalia se a operadora ou o provedor, por exemplo, já aderiu ao IPv6 e usa DNSSEC, que assegura o conteúdo do DNS, prevenindo ataques como roubo de informações de terceiros ou alteração de dados em compras eletrônicas, por exemplo.

O TOP oferece, aos que obtiverem a nota máxima, um selo atestando a marca alcançada.