O Nic.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) anunciou o lançamento do Portal Medições, uma plataforma que permite verificação da qualidade da Internet para consumidores, provedores de Internet e órgãos públicos brasileiros.

Segundo informou a entidade, os testes são feitos sem interferências e de maneira independente, fora das redes de provedores. A ideia é reunir num único lugar todos os serviços do Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET), disponíveis para diferentes públicos, de maneira organizada.

Pelo portal, os consumidores conseguem medir a qualidade da sua Internet e extrair um relatório que mostra como o provedor está entregando o que foi contratado. Ele oferece uma radiografia completa que avalia diferentes métricas, como latência, velocidade de download, upload, e qual a perda de pacotes.

Para os provedores, há ferramentas como o SIMET Box (software de código aberto para roteadores) e o portal do AS, um sistema analítico que garante uma visão completa da rede testada.

No caso do setor público, é possível observar as realidades de diferentes regiões, estados e municípios, além de extrair, analisar e correlacionar fenômenos que possam emergir a partir destes resultados.