Snapdragon Summit 2021 - novo Snapdragon 8

Alex Katouzian, vice-presidente sênior e gerente geral de mobile, computação e infraestrutura da Qualcomm, apresenta o novo chipset

A Qualcomm apresentou nesta terça-feira, a atualização de sua principal plataforma móvel, o Snapdragon 8 gen 1. O novo chipset premium é o primeiro da companhia com o modem X65 5G de quarta geração, baseado no padrão Release 16 do 3GPP e com possibilidade de usar de forma combinada a quinta geração celular em ondas milimétricas (mmW) e abaixo de 6 GHz (sub 6GHz).

Este é o primeiro produto da Qualcomm utilizando nova marca e nomenclatura. Ou seja, o Snapdragon 8 gen 1 substitui a antiga série 800. E assim acontecerá com outras séries. Isso faz parte de uma estratégia da Qualcomm para ficar mais próximo do consumidor, ao focar em seis pilares: conectividade; inteligência artificial; som; segurança; e jogos.

“A demanda por tecnologias móveis está em alta em toda a indústria. À medida que fazemos novos formatos (de Snapdragon), nós evoluímos, e isso influencia o desenvolvimento de uma série de dispositivos, como notebooks, dispositivos de realidade estendida e carros”, disse Cristiano Amon, CEO e presidente da Qualcomm. “Nós acreditamos que cada pessoa fará parte da inteligência conectada através do Snapdragon”, completou.

De acordo com anúncio feito pela companhia em transmissão em vídeo do Havaí, EUA, 2 bilhões de pessoas no mundo usam dispositivos com Snapdragon. Mas uma das principais apostas da companhia são os jogos. Amon lembrou que o mobile gaming é a categoria que mais cresce e mais gera receita globalmente hoje. Para tanto, além dos avanços tecnológicos, a Qualcomm firmou uma parceria com a principal liga de e-Sports no mundo, a ESL.

Tecnologia

Snapdragon Summit 2021 - estratégia da Qualcomm

Cristiano Amon, Presidente e CEO da Qualcomm durante videoconferência de apresentação do Snapdragon 8 gen 1

Com este modem forjado em quatro nanômetros, o processador móvel é o primeiro da fornecedora norte-americana com capacidade máxima de download em 10 Gbps e upload em 3,5 Gbps. Além disso, o chipset traz pela primeira vez gravação de vídeo em 8K HDR, a sétima geração do motor de inteligência artificial da Qualcomm (quatro vezes mais potente que a anterior) e uma nova unidade de gráfico Adreno, parte da quarta geração do Snapdragon Gaming.

Destacam-se ainda no Snapdragon 8 gen 1:

  • Uma parceria da Qualcomm com a Leica para trazer modos exclusivos de câmera e vídeo ao chipset (antes a Leica era parceria da Huawei);
  • Parceria com Google no Neural Architecture Search (NAS), assim companhias poderão criar modelos de inteligência artificial automaticamente, não será mais manual;
  • O lançamento da divisão Snapdragon Sight, que abordará o desenvolvimento da tecnologia de câmera no chipset;
  • A tecnologia de lossless áudio com qualidade CD para funcionar em dispositivos Bluetooth (ou seja, aqueles streamings mais pesados como Amazon HD, Tidal e Deezer terão qualidade de CD);
  • Segurança de cofre de dados do usuário e a função Android Ready SE do Google para proteção de chaves e identidades digitais;
  • Suporte para tecnologia iSIM. Dessa forma, os usuários poderão se conectar em redes celulares sem a necessidade de ter um SIMCard.

Disponibilidade

Smartphone Xiaomi Série 12 será a primeira série de smartphones com Snapdragon 8

CEO e presidente do conselho da Xiaomi, Lei Jun

Participante do evento, Lei Jun, CEO e presidente do conselho da Xiaomi, disse que espera que os smartphones Xiaomi Série 12 sejam “os primeiros handsets com o Snapdragon 8 gen 1”.

Outras marcas que também devem lançar smartphones com o novo chipset. São elas: Black Shark; Honor; iQOO; Motorola; Nubia; OnePlus; Oppo; Realme; Sharp; Sony ; vivo; e ZTE.

De acordo com a Qualcomm, as OEMs devem apresentar os primeiros modelos com o novo Snapdragon até o final deste ano.