Chris Patrick, vice-presidente da Qualcomm (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

A Qualcomm apresentou na última terça-feira, 15, o Snapdragon 8 Gen 2, a segunda geração de sua principal plataforma móvel para smartphones. O chipset de 4 nanômetros recebe um novo modem, Snapdragon X70 5G, que possui inteligência artificial para melhorar a recepção de sinal da rede móvel.

De acordo com Chris Patrick, vice-presidente sênior e gerente geral de handsets móveis na Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 2 é o próximo passo em “processamento conectado”, uma vez que a inteligência artificial é tecnologia chave nesta plataforma: “Nós integramos a IA em toda plataforma, da CPU de 3,7 GHz até o modem”, explicou o executivo durante evento da fabricante no Havaí.

A velocidade de download com o novo modem é de 10 Gbps e de upload é de 3,5 Gbps. Vale dizer que o chipset suporta os padrões de 5G standalone (SA), non-standalone (NSA) em ondas milimétricas e sub 6 GHz.

Ainda em conectividade, o processador móvel tem o sistema FastConnect 7800 preparado para o Wi-Fi 7 com pico de velocidade de download de 5,8 Gbps. Além disso, o chip permite dupla conectividade Bluetooth, ou seja, dois aparelhos sem fio conectados ao smartphone ao mesmo tempo.

Outras novidades de destaque do processador são:

– Processador de inteligência artificial Qualcomm Hexagon foi atualizado, assim como o Qualcomm Sensing Hub, que recebe duplo processador de IA para áudio e sensores;

– Em fotografia, a Qualcomm traz o primeiro sensor de imagem cognitivo (Cognitive ISP) que automaticamente traz melhorias com uso de IA.

– Sony e Samsung são parceiras da Qualcomm em imagens, a Sony com o desenvolvimento de tecnologia digital HDR quad digital para reprodução de imagens e a Samsung com o sensor de otimização de imagem Isocell HP3. Na prática, isso permitirá reprodução de imagens em até 8K com 60 quadros por segundo, captura de imagem em 4K e qualidade de imagem nas fotos em 200 MP;

– Em som, o Snapdragon 8 gen 2 suporta som espacial e 48 Hz de lossless de música, o que dá mais qualidade às obras executadas. Também permite uma redução na latência de 48 m/s para resposta em games;

–  Há atualizações que melhoram os jogos, como as novas CPU (Kryo) com 64 bit e 32 bit e GPU (Adreno) que trazem conceitos dos games de PCs. Uma delas é o Ray Tracing, que melhora a iluminação dentro dos jogos e o fato de o chipset ser otimizado para o Unreal Engine 5 Metahumans, algo que trará mais características humanas às personagens em dispositivos móveis.

A Qualcomm espera que os primeiros handsets com o novo processador sejam lançados até o fim deste ano. As fabricantes confirmadas são Honor, iQOO, Motorola, nubia, OnePlus, OPPO, REDMAGIC, Redmi, SHARP, Sony, vivo, Xiaomi, XINGJI/MEIZU e ZTE.

Vale lembrar, a nomenclatura do chipset foi alterada ano passado: antes de se chamar Snapdragon 8 era Snapdragon série 800.

Adobe

Outra novidade apresentada no lançamento foi a parceria com a Adobe Fresco e Adobe Acrobat inseridos nativamente em PCs Windows com Snapdragon, mas também para levar o Adobe 3D e Immersive para dispositivos de realidade aumentada e virtual da plataforma Snapdragon Spaces, o que tornará possível que criadores de conteúdo desenvolvam materiais no limiar desta tecnologia.

A parceria também levará o aplicativo Aero, da Adobe, para smartphones Snapdragon premium.

Os aplicativos começam a ser liberados em 2023, começando com Fresco e Acrobat em PCs.

*o jornalista viajou ao Havaí a convite da Qualcomm.