O Shopee (Android, iOS) foi o app de e-commerce que mais cresceu em downloads globais até o terceiro trimestre de 2021, sendo o Brasil o seu principal mercado. Segundo dados compilados por Sensor Tower e Adjust, os aplicativos de Amazon, Shein, Meesho e Flipkart fecham a lista dos cinco mais instalados, mostrando a importância da Índia nos installs já que os dois últimos apps são indianos.

Os dados da Adjust consideram os 2 mil apps principais e o conjunto de dados em 45 países. Da Sensor Tower, os dados refletem os 150 aplicativos principais de comércio eletrônico por instalações entre o primeiro trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2021.

Por região, a Índia lidera em downloads de aplicativos de e-commerce, seguido por Brasil, China (lembrando que os dados da Sensor Tower consideram apenas informações no iOS) e Estados Unidos.

Globalmente, as instalações de aplicativos de e-commerce subiram 10% no acumulado de 2021 até o terceiro trimestre, ante o mesmo período em 2020. Por continentes ou conjunto de países, Europa, Oriente Médio e África (EMEA) cresceu 15%, América Latina subiu 11% e Ásia-Pacífico 9%.

Comportamento

Vale observar que as sessões de aberturas de apps subiram 27% na América Latina, ante 12% de crescimento da média global. Mas a média de duração média de sessão ficou próximo de 8 minutos e 30 segundos entre os usuários latino-americanos, enquanto a média global é de quase 11 minutos por sessão.