Nesta quarta-feira, 30, o Google anunciou o lançamento do Acesso por Voz em português, app que permite aos usuários controlar dispositivos Android usando apenas a voz. A nova versão chega na primeira semana de dezembro de 2022 para Android 12. Com a ferramenta, é possível utilizar aplicativos, navegar entre telas, digitar mensagens e até mesmo editar texto usando a voz. 

Lançado em 2018, o recurso foi projetado para permitir que qualquer pessoa controle o celular dessa forma, sendo particularmente útil para pessoas com deficiência, que tenham dificuldade em manipular uma tela sensível ao toque.

“O Brasil é um grande mercado. Desde julho, temos um time específico para entender as demandas de usuários brasileiros e repassar para o time global”, contou Isa Meirelles, gerente de comunicação do Google Brasil. O País é o terceiro maior em número de usuários do Google Assistente (Android, iOS), que, em 2020, tinha 500 milhões no mundo inteiro.

O Acesso por Voz possui alguns comandos de navegação básica (“voltar”, “ir para casa”, “abrir Gmail”), para controlar a tela (“tocar próximo”, “rolar para baixo”) ou até mesmo editar e ditar texto (“digite olá”, “substitua café por chá”). Quando o usuário diz “ajuda”, a qualquer momento é apresentada uma lista de comandos.

A ferramenta pode ser iniciada pelo Google Assistente, dizendo “Ok Google, Voice Access”. Também dá para tocar na notificação do app no Android ou no botão azul do Acesso por Voz e começar a falar.

Google Maps

O Google Maps (Android, iOS) está lançando recurso que permite identificar estabelecimentos com entrada acessível. Neste caso, eles são identificados com o ícone de cadeira de rodas no perfil da empresa. Se o local não for acessível, o ícone parece com um traço por cima. O recurso também permite saber se o local tem assentos, banheiros e estacionamentos acessíveis.

Ferramenta mostra recursos de acessibilidade do estabelecimento. (Crédito: divulgação)

“A pessoa pode observar dentro da página do estabelecimento as soluções de acessibilidade que ele oferece, como rampas e elevadores. Está disponível já nas configurações do Google Maps como uma possibilidade de auxiliar pessoas com dificuldade de locomoção a planejar melhor para onde elas podem ir”, disse Bernardo Barlach, gerente de parcerias de acessibilidade para a América Latina.

O recurso foi lançado na Austrália, no Japão, no Reino Unido e nos Estados Unidos, em 2020 para ajudar pessoas a saberem se um determinado local é acessível para cadeirantes. Agora, está disponível no mundo inteiro, na web, mas também no aplicativo. Mais de 120 milhões de Guias Locais, usuários e comerciantes do mundo deram mais de 1 bilhão de informações sobre acessibilidade em perfis de estabelecimentos.

Para utilizar, é preciso ativar a configuração “lugares acessíveis” no aplicativo do Google Maps. Para contribuir com informações sobre acessibilidade no Google Maps, basta procurar o perfil comercial do estabelecimento, clicar em “Sobre” e depois em “Editar recursos”. Em seguida, é só clicar nas informações sobre acessibilidade e adicionar os dados no perfil.