A Visa lançará, na próxima semana, uma expansão da solução “tap on phone” agora para compras dentro de apps e sites móveis. A tecnologia não vai mais somente transformar o celular do lojista em uma máquina de POS para receber pagamentos por aproximação, como também permitirá que o próprio cliente pague com a solução em lojas virtuais através do seu próprio dispositivo móvel. A empresa, que se uniu com a Symbiotic para disponibilizar a ferramenta, fez o anúncio nesta quarta-feira, 31, em São Paulo.

Inicialmente, o recurso, que está em fase de testes, será limitado ao app de venda de ingressos chamado Ingresse (Android, iOS) e apenas o usuário cadastrado poderá utilizar a solução tap. Posteriormente, a Visa pretende lançar a solução para toda a base. O novo produto, batizado como Ingresse Tap tem algumas possibilidades de pagamento por aproximação: débito, crédito e pré-pago. Para o lojista, a transação com débito é mais barata, então também terá uma vantagem para ele que vai reduzir o custo no momento da transação”, explica Gabriel Nicola, head de pagamentos da Ingresse. Além do cartão físico, o cliente pode pagar com todos os dispositivos que são equipados com NFC, seja com sistema operacional Android ou iOS. Ou seja, smartphone com smartphone, smartphone com relógio inteligente, entre outras opções.

O consumidor ganhará uma nova opção da Visa para pagar compras em lojas virtuais. Imagem: Anna Baisi/Mobile Time

Na prática, o usuário escolhe os ingressos na plataforma e, quando for para a tela de pagamento, deve escolher entre as opções de cartão. Depois de escolher, a solução pergunta se quer dividir a compra e, na tela seguinte, o consumidor deve aproximar o meio de pagamento – seja ele uma tarjeta, um vestível ou um dispositivo móvel.

Com o objetivo de atingir maior inclusão digital, segurança e inovação, o vice-presidente de soluções da Visa, Fernando Pantaleão, acredita que a solução será um avanço para a experiência do cliente, já que a compra é concluída sem a necessidade de inserir ou salvar dados do cartão no e-commerce. Além disso, a companhia também espera que tenha um aumento de conversão, trazendo a experiência do offline para o online.

A nova funcionalidade tem sido desenvolvida há um ano e meio e o seu piloto será lançado primeiramente no Brasil, com possibilidade de expansão para outras regiões da América Latina em breve.