Os aplicativos de produtividade no trabalho superaram 62 milhões de downloads nas lojas de aplicativos durante a semana de 14 a 21 de março. De acordo com a App Annie, trata-se da melhor semana de todos os tempos para essa categoria, um aumento de 45% se comparado com o resultado da semana anterior e de 90% em relação à média semanal de downloads desses aplicativos  em 2019. Níveis recordes de consumidores exigem conectividade e acessibilidade de trabalho de seus celulares com a pandemia do novo coronavírus se intensificando na Europa e nos EUA.

Além do confinamento, as empresas estão liberando acesso às aplicações ou parte delas. O Google, por exemplo, abriu gratuitamente seus recursos premium do Hangouts Meet (Android, iOS). O Zoom (Android, iOS) oferece acesso gratuito aos alunos de ensino fundamental e médio e a Microsoft oferece uma assinatura gratuita de seis meses ao Microsoft Teams. “À medida que mais funcionários trabalham em casa em todo o mundo, estamos vendo uma forte demanda por ferramentas que permitam que as pessoas se sintam conectadas e promovam a colaboração. Dadas as camadas gratuitas, esses aplicativos também podem ser boas ferramentas para empresas que normalmente não pagam por esses serviços”, comentou a sênior Market insights menager da App Annie em seu relatório.

Zoom Cloud Meetings

O Zoom liderou o ranking de downloads globalmente ao longo de fevereiro e março, e os downloads continuam apresentando downloads elevados nos EUA, Reino Unido e Europa. Durante a semana de 15 a 21 de março, o aplicativo de videoconferência foi baixado 14 vezes mais que a média semanal durante o quarto trimestre de 2019 nos EUA, 20 vezes mais no Reino Unido, 22 vezes mais na França, 17 vezes mais na Alemanha, 27 vezes mais na Espanha e um impressionante 55 vezes mais na Itália.

Hangouts Meet

Durante o mesmo período, o Hangouts Meet registrou um crescimento particularmente forte nos downloads no Reino Unido (24 vezes), EUA (30 vezes), Espanha (64 vezes) e Itália, com a média semanal de downloads de 140 vezes no quarto trimestre de 2019. As equipes da Microsoft também tiveram um crescimento notável na Espanha (15 vezes), França (16 vezes) e Itália (30 vezes) o nível semanal de downloads em média no quarto trimestre de 2019.

Houseparty

Houseparty é um aplicativo de videoconferência e, segundo App Annie, particularmente popular entre a geração Z. Os aplicativos de rede social tendem a se beneficiar muito com o efeito da rede, onde o valor para um usuário aumenta à medida que mais amigos e familiares usam o aplicativo. Quanto mais pessoas forem convidadas para as chamadas e usá-lo, maior a aderência do aplicativo. Na Itália, os downloads semanais de 15 a 21 de março aumentaram 423 vezes o nível médio de downloads semanais durante o quarto trimestre de 2019. Na Espanha, o Houseparty disparou em popularidade, com aumento 2.360 vezes durante a semana de 15 a 21 de março.