O segundo semestre de 2019 registrou um aumento de 20% no número de apps executando campanhas de reengajamento (retargeting, em inglês), em comparação com o primeiro semestre no mundo. A informação é da décima pesquisa da AppsFlyer sobre performance em redes de mídia móvel, que analisou 25 bilhões de instalações, 16 mil apps e 52 bilhões de sessões de abertura de apps.

De acordo com a companhia, o uso do retargeting acontece pela baixa retenção de usuários e altas taxas de desinstalação de apps. Neste tipo de ação, o estudo observou um crescimento de 18% no número de apps com mais de 30% de conversões atribuídos ao reengajamento.

A análise da empresa israelense mostra uma maior conscientização em relação às fraudes de instalações de apps, uma vez que aumentou para 21% o número de fontes de mídia com taxa de fraude abaixo de 5%.

Facebook X Google

O estudo marca ainda a consagração do Facebook em retargeting e do Google na classificação de força (a mais importante do ranking, pois considera alcance e qualidade das campanhas). O desempenho do Google é atribuído ao crescimento de smartphones com Android no mundo e ao produto de gestão de campanhas publicitárias de apps, o App Campaigns; e o Facebook ganhou destaque no retargeting com a ferramenta de Anúncios Dinâmicos.

Quarta Força

A plataforma de publicidade do TikTok foi a que mais cresceu em publicidade móvel global no segundo semestre de 2019. De acordo com a companhia, o TikTokAds é a quarta força em categorias de não jogos, ao obter um aumento de 120% nas instalações de apps puxado pelo sucesso do app na China, Índia, América do Norte e Europa Ocidental.

Games

Principal atrativo para downloads de apps, as redes de publicidade de jogos móveis mostram um “tripólio” dos anunciantes de games. As redes de mídia ironSource, UnityAds e AppLovin somaram 35% dos downloads na categoria no segundo semestre de 2019, um aumento de 10% ante o semestre anterior. Dessas, a Unity é a mais forte com 76% das instalações, mas a ironSource segue como a que mais cresce.