A Zoop, empresa que oferece soluções de pagamento para marketplaces, desenvolveu uma funcionalidade de estorno parcial dentro do sistema de split de pagamento. Até então, se um consumidor fizesse uma compra de vários produtos de diferentes fornecedores e pedisse estorno de uma parte dela, a compra inteira precisava ser cancelada. Era um processo complicado, com custo alto e pouca eficiência. Além disso, não raro, o consumidor acabava desistindo de refazer a compra. Com a nova funcionalidade, agora é possível receber um estorno parcial, referente a um ou mais produtos de um ou mais fornecedores dentro de uma mesma compra em um marketplace.

“Antigamente ou se cancelava tudo ou nada”, relata Alessandro Raposo, head de estratégia e produto da Zoop, em conversa com Mobile Time. Cabe destacar que a solução criada pela companhia permite até mesmo o estorno de um item dentre outros de um mesmo fornecedor em uma compra que envolva vários fornecedores. “Pode-se cancelar parte do recebimento de um recebedor dentre vários. É uma solução sofisticada”, diz o executivo.

Os prazos de cancelamento estabelecidos pela indústria no caso de compras presenciais são de 30 dias para pagamentos no crédito e sete, no débito, e 90 dias no caso de compras online. Na plataforma da Zoop, o processo de cancelamento pode ser feito pela própria maquininha de POS ou por um painel online.

Vale esclarecer também o conceito de split de pagamentos. Trata-se da divisão automática dos valores que devem ser repassados para cada fornecedor logo após o pagamento feito pelo consumidor. Sem o split de pagamentos, o dinheiro precisa ir primeiro para o marketplace para depois ser repassado aos parceiros, o que leva mais tempo, dá mais trabalho e envolve mais risco.

A Zoop tem hoje mais de 500 parceiros usando sua plataforma de pagamentos. Cerca de 10% deles utilizam a funcionalidade de split de pagamentos. Em dezembro de 2019, a empresa registrou 433 mil transações com split. Em fevereiro, o número chegou a 492 mil, um crescimento de 13,5% em dois meses. Em janeiro e fevereiro foram feitos aproximadamente 1.100 estornos parciais.